sexta-feira, 25 de maio de 2012

Morreu de “SOFÁ”!?



Morreu de “SOFÁ”!
É sério? Sofá mata? Como cai em cima das pessoas? Não a pessoa que cai em cima dele...rsrs
Seria cômico se não fosse trágico... Segundo o ACSM 250.000 pessoas morrem nos EUA por ano, devido ao estilo de vida sedentário.
Na hora da descrição da “causa mortis” aparece o nome de uma doença, provavelmente crônica como diabetes, hipertensão, aterosclerose, etc... e os índices de mortalidade recaem sobre estas doenças.
Ok, realmente morreram em função das anomalias causadas pela doença, mas quem causou a doença?
O SEDENTARISMO!!!!!
A doença é um efeito e não a causa, o estilo de vida é a causa!!! Será que se os médicos passassem a diagnosticar a doença como sedentarismo, os remédios adotados não seriam outros e a eficácia do tratamento não seria maior?
Quero dizer que enquanto a medicina não tratar a causa da doença, quem vai se curar com remédios? Remédios não trazem a cura para doenças crônicas, são auxiliares no gerenciamento da doença e seus efeitos colaterais... Mas e o efeito colateral que o remédio traz? Quem cura? Isto não tem fim, é uma bola de neve!!!
Ninguém mais consegue pagar esta conta... Usuários, hospitais,  sistema de saúde, todos insatisfeitos com o excesso de demanda e altos custos... Será que não temos uma solução?
O EXERCÍCIO!!!
Modificar o estilo de vida da população não é algo fácil, uma vez que na hora que nos ensinaram a escovar os dentes e tomar banho para não ficarmos doentes, esqueceram que além de higiene o corpo precisa de movimento...
As crianças são cerceadas de movimento na escola, porque tem que valorizar os conteúdos teóricos, em casa por que correria faz bagunça e aí a geração que vem por aí e nem na rua brinca terá o que como prognóstico? Vídeo game, computador e TV são as principais ocupações dos jovens e a atrofia por desuso começa a mostrar sua cara bem mais cedo...
Já que esta geração está sofrendo pela má administração do conforto, do consumismo e do stress, vamos pelo menos tentar modificar a visão e o hábito de nossas crianças?
Comecem hoje mesmo a ver o quanto de exercício seu filho está fazendo por semana, seja brincando na rua, no clube, em casa batendo a bola na parede... e faça uma conta básica se pelo menos  meia hora por dia o coração dele acelerou e os músculos foram desafiados...se “a conta não fechar” programe uma nova agenda para ele, aproveite a oportunidade e faça  exercício junto !!!!

























Valeu, até a próxima!


Patricia Marques Lobato
Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico do GRUPO CIA ATHLETICA.
Diretora da Fitness Solutions, consultoria especializada em Gestão de Academias e Capacitação Profissional.
ID - 55*86*12321
Fone/FAX - 48 3207 4229
blog:http://fitsolutionsconsultoria.blogspot.com.br/-Fitness Solutions Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário