sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tudo é uma questão de POSTURA! (parte 4)


A educação física tem uma imensa responsabilidade ao ser incluída na área da saúde coletiva nacional. Através de nossa intervenção modificamos vidas e formas de vida, influenciamos positivamente as pessoas e cuidamos das possibilidades que cada corpo traz com suas histórias.

Ao aplicar uma série de exercícios ou programa de treinamento o educador físico busca os benefícios fisiológicos garantidos pelas boas práticas, em intensidade e regularidade ideais.

Quero chamar atenção para o padrão de execução encontrado em nossos alunos e seus diversos gestos esportivos seja na atividade física de lazer ou no exercício voltado para a saúde em especial os cuidados com o ALINHAMENTO ARTICULAR.

Regularmente vemos uma preocupação maior com o monitoramento da frequência cardíaca, com a prescrição de níveis variados de intensidade nas periodizações, mas poucos são os educadores que fazem o estudo das sobrecargas mecânicas geradas por tais estímulos.

A sobrecarga mecânica é normalmente pouco cuidada, os gestos repetitivos sobre as articulações geram desgastes precoces e quando desalinhadas geram lesões. O corpo deve ser pensado de forma global e não todo segmentado como aprendemos na faculdade. Tudo está interligado pelas fáscias que se comunicam como todos nossos órgãos!

Estamos muito acostumados a desafiar os praticantes a aumentar a carga, reduzir os tempos, mas poucos são os que sabem dar um passo para trás e olhar os apoios dos alunos  para garantir a melhor eficiência mecânica e evitar desconfortos articulares.

Distribuir o peso pela planta dos pés parece uma tarefa fácil, simples e desnecessária, pois aprendemos a ficar em pé no primeiro ano de vida... É verdade... Pena que desaprendemos tudo nos outros anos que sucedem este aprendizado. Vemos posturas estáticas pobres, apoios desajustados e o pior que muitas vezes com dezenas de quilos sobre estas articulações que nem sem peso conseguem o melhor controle.

Educadores, analisem o gesto de cada aluno e exerçam a nossa profissão que não está relacionada só a quantidades de gols, de quilos ou de metros percorridos...
EDUQUEM para o movimento!!!
Prolonguem a vida útil destes corpos sob nossa responsabilidade, pois não existe coração saudável dentro de um corpo que não se locomove bem...



Até breve... 

Patricia Lobato
Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico do GRUPO CIA ATHLETICA.Diretora da Fitness Solutions, consultoria especializada em Gestão de Academias e Capacitação Profissional.Currículum Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474318U5ID - 55*86*12321Fone/FAX - 48 3207 4229blog:http://fitsolutionsconsultoria.blogspot.com.br/-Fitness Solutions Consultoriahttp://patricialobatofitness.blogspot.com.br/Patricia Lobatofacebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000523741157&ref=ts 

Nenhum comentário:

Postar um comentário